Amor e dor..
Regina Michelon
Poesia: Doces palavras criadas ao seu encanto. Enquanto Canto.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
FotosFotos
PerfilPerfil
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


Qualidade de Energia

É esperado de um elétrico de potência em corrente alternada é que as senóides de tensões e correntes sejam perfeitamente equilibrados,  e possuir amplitude e frequência constantes.
Na realidade qualquer perturbação que ocasione mudança nos valores estabelecidos oriundo da carga ou da contratualmente pela concessionária, é  considerado distorção na qualidade.
O uso dessa medição atende diversos parâmetros e depende da capacidade do equipamento usado.
Esse importante equipamento de medição avalia, entre muitos outros parâmetros, as condições de energia recebida,  o tipo da carga, a tensão fornecida, desequilíbrio de corrente, afundamento de tensão, variação de tensão, e fator de potência e, não menos importante o lixo injetado pelo sistema sob forma de harmônicas.
O equipamento identifica falhas no transformador, na carga, ou na energia fornecida.
Com o resultado das medições efetuadas, e analisadas, o engenheiro eletricista, junto com o corpo técnico da unidade, consegue estabelecer as atitudes a serem tomadas, tronando o sistema elétrico otimizando em relação ao seu uso.
Reduzindo os custos e melhorando a qualidade de energia fornecida principalmente aos equipamentos sensíveis. Na engenharia, chamamos o equipamento Qualidade de Energia, um coadjuvante importante para grandes decisões.
Porém o custo desse equipamento é elevado (equipamento completo e de boa marca ultrapassa a 20 mil reais) e o retorno financeiro para o prestador de serviço é baixo.
A aquisição deste equipamento proporciona  ao cliente a redução do custo energético e a melhora na qualidade.
Para o prestador de serviço, proporciona a possibilidade de execução de laudos, e de serviços oriundos desse laudo, como: substituição/instalação de transformador, instalação de banco de capacitor ou de indutor, mudança de circuito, troca de equipamentos danificados etc.
Um bom projeto e o acompanhamento de aumento de carga com a avaliação da qualidade de energia, mantem o sistema de energia seguro e com baixo custo energético. 

Energia é para ser usada, com qualidade, nunca esperdiçada.
A Regina Michelon
Enviado por A Regina Michelon em 24/10/2019
Alterado em 24/10/2019


Comentários